Educação desenvolve projeto que incentiva o hábito pela leitura nos CEIs

Promover o hábito e gosto pela leitura são alguns dos objetivos do projeto ‘Gostoso é ser criança: viajando nas histórias contadas e recontadas’. Aplicado nos Centros Educação Infantil (CEIs), do município, o projeto será desenvolvido durante este semestre.

 

Sabendo que a leitura é primordial para a formação e o desenvolvimento intelectual da criança, a equipe pedagógica e as diretoras dos CEIs, coordenam este projeto que é aplicado pelas professoras em sala de aula, o qual tem como propósito ampliar a visão de mundo da criança, desenvolver a fantasia e a imaginação, através de atividades lúdicas baseadas em obras literárias infantis.

 

Para diretora do CEI Turma da Mônica, do Bairro Mello, Francielly da Rocha, a literatura infantil é um dos principais caminhos que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos, e o projeto traz todo encantamento e ludicidade da educação infantil, o que torna a aprendizagem mais lúdica e significativa.

 

“A nossa missão dentro deste projeto é incentivar a formação do hábito da leitura na infância, fase em que todos os hábitos se formam. A leitura contribui de forma significativa para que os alunos melhorem a escrita e a oralidade. Mas para que o processo da criação do hábito da leitura, seja totalmente eficaz, a criança também precisa do incentivo e apoio da família”, concluiu a diretora Francielly.

 

 

Metodologia do projeto

 

 

A metodologia do projeto, que é aplicado pelas professoras dos CEIs, faz com que os alunos vivenciem experiências com a leitura de forma extrovertida e coletiva, com roda de leitura e dinâmicas que têm o intuito de estimular a criatividade, o senso crítico e a imaginação.

 

O projeto vem sendo desenvolvido a partir da leitura diária de histórias criando situações de fantasia e encantamento, reprodução de contos de forma lúdica, através de fantoches e peças teatrais, identificação de valores nos personagens das histórias e reprodução a partir da percepção de cada aluno, entre outras atividades.