Desafio do prefeito Nego Lima é equilibrar as contas do município de Campo Erê

O novo prefeito de Campo Erê Odilson Lima, o Nego Lima, está tendo uma série de desafios. Entre eles está equilibrar as contas do município. Com pouca arrecadação e dificuldades de enxugar gastos, o executivo terá que fazer malabarismos para não atrasar o salário dos servidores, pagar as dívidas da administração anterior e trazer qualidade ao serviço público.

A dívida herdada da administração passada é de R$ 6.187.114,71, deste valor somente em precatórios o município está devendo R$ 2.174.288,81. Outros débitos com consórcios de saúde como Cresim – Casa Lar R$ 71.839,57, Conims R$ 19.600,00, Caps R$94.509,42, CIS – AMOSC R$ 18.000,00, Hospital Santo Antônio R$ 65.000,00, Plantão Médico (Mediplan) R$ 55.000,00, passagens com a empresa Reunidas R$ 28.178,56, financiamentos, consignados entre outros.

A atual administração recebeu a prefeitura com a folha de pagamento dos servidores no limite prudencial. Conforme informações obtidas pelo setor de Recursos Humanos da prefeitura os encargos e férias vencidas de mais de 180 servidores ultrapassa R$ 1.527.454,60.

Segundo apontou o contador do município Ivo Giacometti, com essa dívida o município não tem sobras para dar volta nas contas públicas “a única saída para equilibrar as contas, é enxugar a máquina pública reduzindo gastos, e este no meu ver é maior desafio, visto que 25% da arrecadação é obrigatório investir na Educação e 15% na Saúde. O que terá que ser feito é elencar prioridades, realizando as ações de urgência e emergência, pois somente com a receita do município é impossível manter as contas e quitar a dívida herdada. O que desafogará a administração e possibilitará a realização de obras será a parceria por meio de convênios com o governo do estadual e federal”, ressaltou.

O prefeito Nego Lima, que teve acesso aos documentos da transição de governo e as informações de caráter e interesse público, somente no último dia útil de dezembro, sexta-feira (30), destacou que o desafio do momento é equilibrar a contas, “no momento estamos trabalhando para arrumar a casa, colocar as contas em dia e buscar parcerias junto ao governo estadual e federal para trazer recursos para e colocar novamente Campo Erê no caminho do desenvolvimento”, enfatizou.

Um dos pontos crítico herdado da gestão anterior é a Saúde, conforme afirma Eloi Trevisan “é com tristeza que retratamos a forma que encontramos a Saúde Pública de Campo Erê, mensalidades atrasadas com os consórcios de saúde, falta de medicamentos na farmácia básica, veículos sucateados enfim, a situação é lamentável. Nesses primeiros dias de governo, estamos encontrando maneira de sanar as dívidas junto aos consórcios. estamos encaminhando os campoerenses para realização de cirurgias e dentro dos próximos dias já teremos medicamentos e médicos atendendo a população. A Saúde será prioridade em nossa gestão, faremos todos os esforços para oferecer um ótimo atendimento aos nossos munícipes”, afirmou.

A frota de veículos da prefeitura foi recebida em estado lastimável, “além de ter poucos veículos à disposição, muitos estão sem condições de uso, pois nos últimos anos não foram feitas as revisões periódicas e manutenções como troca de óleo, pneu, regularização de documentos de veículos recebidos da Receita Federal”, destacou o secretário de Infraestrutura Álvaro Viganó.

Um fato curioso é que muitos bens móveis, imóveis e veículos do município foram leiloados no fim do mandato anterior, como por exemplo, três terrenos da prefeitura que poderiam futuramente ser instalado alguma repartição pública, praças e áreas de lazer foram vendidos por R$ 350.000,00 e outros.