Serviço de inspeção municipal realiza palestras voltadas ao bem-estar animal

Com o objetivo de garantir o bem-estar animal, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (S.I.M. – POA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, realizou no último mês, palestras voltadas ao bem-estar animal e sobre a importância do consumo de alimentos inspecionados.

O público-alvo das palestras foram os grupos de mulheres assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Campo Erê. Os encontros aconteceram no Assentamento Olívio Albani, Linha 12 de Novembro, Bairro Cohab, Bairro Melo e Bairro Jardim Esperança.

De acordo com a médica veterinária, Isis Burtet Jankus, fiscal do S.I.M./P.O.A, o tema tornou-se pertinente após a constatação de um alto índice de vulnerabilidade social e a proliferação de animais em situação de maus tratos. “A necessidade em falar deste tema, surgiu em razão do crescente número de maus-tratos contra animais, o que é um problema social e de saúde pública. A abordagem através dos grupos foi a forma que encontramos de conscientizar a população e informar sobre a Lei Municipal n° 1.962/2016, de 18 de agosto de 2016 que dispõe sobre o “Código Municipal de Direito e Bem-estar Animal”, destacou.

Ao falar sobre os reflexos da ação, Isis, destacou, “esta ação foi positiva, uma vez que possibilitou a reflexão e estimulou o debate desses assuntos tão pertinentes em nossa sociedade. Durante os encontros, também falamos sobre a importância do consumo de alimentos inspecionados, que é o foco do nosso trabalho no município. Na ocasião, também entregamos, materiais informativos sobre ações preventivas e de conscientização dos temas abordados”, finalizou Isis Burtet.

O S.I.M. – POA é um órgão responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Campo Erê.