Parcerias na saúde dão resultado em Campo Erê

O município de Campo Erê, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – setor de Vigilância Sanitária (VISA), vem implementando ações, no sentido de melhorar a qualidade de vida, melhorando o ambiente, diminuindo os fatores de risco, que são condicionantes de saúde da população.Ente os fatores de risco à saúde da população estão: contaminação dos alimentos seja pela manipulação acondicionamento ou transporte incorreto, contaminação esta que pode ser física, química ou microbiológica. Contaminação do ambiente (água, ar, solo).No caso específico, estamos iniciando as atividades com relação a orientação tanto em estabelecimentos comerciais/industriais quanto aos domicílios na área urbana. Atenção especial vem sendo dada nos locais onde há criação de animais, como suínos, gado, aves (galinhas), depósitos de lixo, contaminação de nascentes e fossas abertas ou inadequadas. Um dos maiores problemas no município, assim como na maioria das cidades, é com relação ao lixo. Apesar de haver a coleta regular por empresa especializada contratada pela Prefeitura, infelizmente, parte da população não está habituada a colocar o lixo em sacos e nas lixeiras. Também não há o devido cuidado para colocar o lixo na rua, nos dias e horário próximo do horário em que o caminhão faz a coleta. Isso ocasiona mau cheiro, criação de insetos e roedores, e permite que animais (cães e gatos) rasguem as embalagens espelhando o lixo pelas ruas, sem contar o aspecto ruim que isso causa para a cidade. Todo cidadão é responsável pelo destino do lixo que produz, seja lixo doméstico, industrial, contaminante ou não, cada um deve dar o destino adequado ao lixo e arcar com as conseqüências quando assim não o fizer. Cabe ao poder público fazer a coleta através de serviço próprio ou terceirizado através de empresa especializada, fazendo a deposição final em local próprio (Aterro Sanitário) autorizado pelos órgãos competentes e também fiscalizado pela VISA do município onde ocorre a deposição deste material.O problema maior enfrentado atualmente, é com relação ao lixo reciclável – papel, plástico, vidros etc. – que ficam jogados nas ruas, ou coletados pelos catadores e depositados nos fundos dos terrenos, em local impróprio (capa) causando a proliferação de insetos, ratos, mau cheiro etc. contaminado o ambiente e sendo risco à saúde de população. Estes locais estão sendo notificados e em não sendo solucionado o problema, os infratores serão encaminhados ao Ministério Público, para as providências na forma da lei, pois parecem verdadeiros lixões em plena cidade, e ninguém tem o direito de colocar em risco a saúde das pessoas ou o ambiente em que vive.Além do lixo acumulado em alguns locais, também há um problema sério com relação ao destino das águas servidas (esgoto doméstico/sanitário, falta de fossa séptica ou sumidouro) e ás esse esgoto é ligado ilegalmente à Rede Pluvial (tubulação que capta água das chuvas) o que constitui crime ambiental.

O que é a Vigilância Sanitária – É um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. A Vigilância Sanitária (VISA) é responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.

Educação e orientação – é o poder pedagógico, ou seja, a capacidade que os profissionais possuem para educar e orientar em Vigilância Sanitária. È onde a atuação deve se concentrar, porém sem deixar de exercer as atividades de fiscalização e monitoramento.

Fiscalização – é o poder de polícia, exclusivo do estado, executado nas fiscalizações, aplicação de intimação e infração, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos e equipamentos etc.

A VISA atua nos seguintes locais:

Locais de produção e comercialização de alimentos – bares, restaurantes e similares, indústrias, produtores de laticínios, mercados, supermercados, fruteiras, açougues, peixarias, frigoríficos, padarias, mercearias e etc.;

Saneamento básico – redes de esgoto, fornecimento de água.

Lojas e áreas de lazer – shoppings, cinemas, clubes, ginásios de esportes, óticas, postos de gasolina, estádios, piscinas etc.;

Locais públicos – escolas, cemitérios, presídios, hospitais, clínicas, farmácias, salões de beleza, asilos, rodoviárias, portos, aeroportos, área de fronteira etc.;

Fábricas – de medicamentos, de produtos químicos, de agrotóxicos, de cosméticos, de perfumes etc.;

Medicamentos – investigação de reações adversas a medicamentos, sangue e produtos de uso hospitalar, além de intoxicação por produtos químicos e venenos naturais (de plantas e animais).

O serviço de Vigilância Sanitária está ligado ao serviço de saúde de um país. No caso do Brasil, é o SUS – Sistema Único de Saúde. O SUS foi criado pela lei federal 8.080. No artigo 7º dessa lei estão descritos os princípios e as diretrizes do SUS, que são os mesmos que regem o trabalho da Vigilância Sanitária.

Parcerias:

Estado de Santa Catarina