Vacinação contra a poliomielite e sarampo encerra nesta sexta-feira (31)

Termina nesta sexta-feira (31), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Erê, apontam que até o momento 75% do público-alvo, que são crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, foram imunizadas.

Para atingir a meta, que é vacinar 95% das crianças campoerenses, a Secretaria Municipal de Saúde, descentralizou o serviço para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nesta quarta-feira (29) e na quinta-feira (30) a UBS Dr. Áureo Schneider, no Bairro São Francisco estará aberta ao meio dia para vacinação. No período da tarde, a vacinação será feita na UBS do Bairro Vila Feliz. Na sexta-feira (31), último dia da campanha, a UBS Heitor Silveira Borges, no Bairro Melo estará realizando a vacinação das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, iniciou no dia 6, em todo país. O objetivo do Ministério da Saúde é reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Neste ano, a campanha de vacinação é feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.