Projeto Criança Saudável tem continuidade nas escolas municipais

Dando continuidade ao Projeto Criança Saudável, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, realizaram na noite da última terça-feira (10), uma reunião com os pais das crianças que irão participar do projeto. O encontro aconteceu Centro de Educação Municipal Prefeito João Telles Padilha/Anexo Irma Florêncio.

O projeto que tem como intuito promover hábitos saudáveis, visa o controle do peso corporal e consequentemente uma melhora na qualidade de vida. As crianças que participam do projeto são frequentadoras do ensino fundamental I, a seleção é feita partir de um diagnóstico nutricional de obesidade.

Entre as atividades realizadas estão, acompanhamento nutricional individual, atividades recreativas, lúdicas e físicas, encontros de motivação, troca de experiências, oficinas culinárias e outras ações que contribuem para melhorar o hábito alimentar das crianças e aumentar o conhecimento sobre alimentação e autoestima.

Conforme a nutricionista do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), Marina Bernardi Utzig, todo o ano é realizada a avaliação antropométrica das crianças, a qual permite verificar o estado nutricional dos alunos e se há necessidade de participar do projeto.

“Atualmente aproximadamente 30% das crianças apresentam diagnóstico de excesso de peso, esse resultado aponta a preocupação que devemos ter, pois as estatísticas aumentam a cada ano. Estudos epidemiológicos revelam que a obesidade, é fator de risco importante para diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e até mesmo alguns tipos de câncer”, afirmou Marina.

O projeto criança saudável é realizado pela nutricionista da educação Marina Bernardi Utzig, psicóloga escolar Rafaela Spader, educador físico Felipe Schwartz, nutricionista da Secretaria de Saúde Danielle Martelli Sales de Faria e educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Juliano Wartha.

A novidade do projeto para este ano, é o tratamento de auriculoterapia com a psicóloga Tarciane Bastezini e enfermeira Gessica Zilio, onde o objetivo desse tratamento é minimizar a ansiedade, compulsão, dores, insônia, entre outros.