Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural define nova diretoria

O Departamento de Agricultura realizou na última quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Vereadores, a reunião do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural. Na ocasião foi realizada eleição para o conselho e deliberado outros assuntos referentes aos serviços prestados pela pasta.

Como presidente foi reeleito Vilmar do Campo (representante da Linha São João), vice-presidente Celidio Muller (representante da linha Sul Brasil) e secretário José Edison Bahú (representante da Secretaria da Agricultura).

Na reunião ficou aprovada as modificações no programa de incentivo ao produtor de leite. A distribuição de nitrogênio passará a ser gratuita para todos os produtores do município e a aquisição de sêmen será efetuada pela prefeitura via licitação do menor preço e o custo será repassado ao produtor através de boleto bancário.

Também foi aprovada a solicitação de alteração da Lei n° 080/2015, que trata do bônus fiscal (horas máquinas), os requisitos para acesso ao benefício serão os seguintes: garantir a sanidade do rebanho animal (brucelose e tuberculose), que estejam em dia com o poder público e que mantenham o movimento econômico atualizado, além de garantir a conservação e manutenção das estradas de acesso a propriedade.

Outra deliberação aprovada pelo conselho, é o pedido para que o valor pago pela hora máquina seja o mesmo independentemente da quantidade de horas. Foi solicitado novamente pelos conselheiros, a desvinculação da Secretaria de Agricultura da Secretaria de Infraestrutura Rural, com diminuição dos cargos de confiança.

Todas as alterações serão enviadas ao Poder Executivo Municipal e na sequência terão que ser aproadas pelo Vereadores.

Além disso, foram apresentadas as atividades desenvolvidas no ano de 2017 pela Epagri e as que serão desenvolvidas neste ano 2018, pelo intencionista Claudir Giliolli.