Encontro dos conselheiros tutelares da Amerios teve a presença da presidente estadual

Conselheiros tutelares que compõem a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), participaram nesta segunda-feira (26), no Centro de Cultura e Eventos Eugênio Bernard, de uma reunião de trabalho com a presidente da Associação Catarinense de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares (ACCT), Graziela Cristina Luiz Damasceno Gabriel.

O evento foi aberto pela secretária de Assistência Social, Luciane Giacchini, que deu as boas-vindas a todos. Em seguida o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nelson Tresoldi falou sobre o trabalho desenvolvido no município. Na sequência, o promotor de justiça, Guilherme Brito Laus Simas, falou que é de fundamental importância o aperfeiçoamento do conselheiro tutelar e destacou a principal atribuição deste profissional, que é zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

A presidente da Associação Catarinense de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares (ACCT), Graziela Cristina Luiz Damasceno Gabriel, discorreu sobre o trabalho árduo que é desempenhado pelos conselheiros tutelares, “são guerreiros em sua profissão, a dedicação é exclusiva, muitos trabalham sem a estrutura mínima, ganham menos de um salário mínimo para sustentar toda a família, isso é uma vocação, não é um cabide de emprego”, afirmou.

Na pauta, estava a discussão da Lei Geral para os Conselheiros Tutelares, documento de orientação técnica do estado de Santa Catarina para Conselheiros Tutelares, andamento dos seminários regionais ACCT 2018, programação, palestrantes e temas; Seminário Estadual, Encontro Estadual, SIPIA Conselho Tutelar e eleição da diretoria e coordenação.

O evento é uma realização da Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente, Conselheiros Tutelares da Regional Amerios e Conselho Tutelar de Campo Erê. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Campo Erê e do CMDCA do município.