Saúde abre o primeiro grupo de tabagismo do ano

Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Sabendo desta dificuldade e da importância de combater o tabagismo, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está com as inscrições abertas para quem deseja participar do I Grupo de Tabagismo. O primeiro encontro está agendado para o dia 05 de abril, a partir das 7h40, no Centro de Especialidades.

O objetivo desta ação é prestar apoio e incentivar quem deseja abandonar o vício.  Ao todo serão realizadas 8 sessões, cada uma com um tema e uma dinâmica diferente, todas com objetivo de combater o tabagismo e entender por que se fuma e como o cigarro afeta a saúde.

O grupo que será coordenado pela assistente social, Cristiane Letícia Barimaquer, tem como tema “Campoerense! Não fume, não mate, não morra”. A equipe que coordenará o grupo é composta por assistente social, médico, psicóloga, educador físico, nutricionista, dentista e enfermeiro, os quais orientarão os fumantes para abandonarem o cigarro.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gelso Paloschi, o prefeito, Odilson Lima, fez questão de garantir o tratamento e acompanhamento de todos os dependentes do tabagismo, que estejam dispostos a parar de fumar por conta própria.  Quanto à expectativa, o secretário destaca que com a força de vontade própria, o apoio do grupo e a ajuda do programa, consiga-se um bom número de participantes fumantes que consigam deixar o vício.

As inscrições para participar do I Grupo de Tabagismo poderão ser feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima até o dia 28 de março.

Foto: divulgação