Campo Erê instala comissão municipal do IBGE

Uma reunião na manhã desta segunda-feira (14), no Centro de Cultura e Eventos Eugênio Bernard, oficializou a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), que acompanhará o Censo Agro 2017. A coleta de dados inicia em Campo Erê, no mês de outubro, e deve encerrar até fevereiro de 2018.

A CMGE é formada por integrantes do governo municipal, poder legislativo, instituições, organizações e representantes da sociedade civil organizada. O intuito é auxiliar os três recenseadores durante o censo e dar transparência aos trabalhos do IBGE, permitindo à sociedade o conhecimento e acompanhamento do desenvolvimento do censo no município.

A reunião foi conduzida pelo coordenador de Subárea do Censo Agropecuário da Agência do IBGE de São Lourenço do Oeste, Vilmar Luiz Drey, que falou da importância do censo rural em Campo Erê, que é um município onde a base econômica provém da agricultura. Drey, explicou também as diretrizes e informações gerais sobre o censo no município.

Este levantamento de dados agropecuários tem como finalidade reunir informações sobre os mais de 700 estabelecimentos agropecuários, a estrutura existente e a produção do setor primário. As estatísticas são oficiais e fundamentais para monitoramento econômico, servindo para orientar projetos, investimentos e políticas públicas voltadas a este setor.

A comissão

A CMGE acompanhará todas as etapas de operações censitárias do Censo Agro 2017, na fase de preparo da operação de campo, durante a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares e apoiará o andamento das atividades visando à melhor qualidade da cobertura da coleta de dados em Campo Erê.

A comissão ficou da seguinte forma: Secretaria Municipal de Agricultura e Infraestrutura Rural, João Adroir da Silva; médica veterinária Isis Burtet Jankus; Secretaria Municipal da Cidade e Desenvolvimento, Maurivan Luiz Frizzo; Engenheiro Agrônomo Nelson Tresoldi; CIDASC Tatiana Duriex Penso; Núcleo dos Técnicos Agrícolas Jandir Bergamaschi; ACICE Sidney Di Domênico; SINTRAF Lizete Maria Bernardi; Sindicato dos  Produtores Rurais Heimbert Sand e o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Adelir A. Bussolaro.