Ministra Ideli vai ajudar municípios

Brasília – Onze prefeitos de diversas regiões do Estado solicitaram a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, recursos do governo federal para reconstrução das cidades, atingidas pelas chuvas que assolaram o Estado, na semana passada. A audiência aconteceu na tarde dessa quarta-feira, no Palácio do Planalto.

Os municípios decretaram situação de emergência, mas não estão na relação das 19 cidades selecionadas para receber a ajuda emergencial do governo federal no valor de R$ 10 milhões.  A ministra Ideli explicou que o recurso foi destinado aos municípios do Vale do Itajaí, onde a situação foi mais grave e as cidades estão em situação de calamidade pública. Mas assegurou que vai articular junto ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a liberação de novos recursos para atender aos prefeitos.

“Além disso, vamos tentar incluir recursos, para esses municípios, na MP 537/11, que abre crédito extraordinário de R$ 500 milhões para os ministérios da Defesa e da Integração Nacional usarem em ações de defesa civil; que está na pauta de votação do Câmara dos Deputados, nessa semana”, afirmou a ministra.

A proposta da ministra Ideli agradou aos prefeitos. Ela ainda alertou que os R$ 3 milhões repassados ao governo do Estado são destinados também aos municípios que não foram contemplados com a verba de R$ 10 milhões. A ministra também explicou que esse recurso é destinado para novas obras de reconstrução nas cidades.

Restos a pagar

A ministra Ideli Salvatti também assegurou aos prefeitos que até o final do mês será normalizado as emendas antigas, de 2007, 2008 e 2009, que estão no Orçamento de 2011 na rubrica “restos a pagar”.

“No mês de agosto foram liberados R$ 400 milhões. Nesse mês, mais R$400 milhões para as obras em andamento, além dos R$750 milhões anunciados pela presidenta Dilma Rousseff durante a Marcha”, afirmou a ministra.

A comitiva esteve acompanha pelos deputados federais, Pedro Uczai (PT) e Celso Maldaner (PMDB) e o estadual, Dirceu Dresch (PT), além de assessores dos deputados federais Esperidião Amin (PP) e Décio Lima (PT).

Participaram da audiência os prefeitos dos seguintes municípios:

Vitor Meireles (AMAVI)

Formosa do Sul (AMOSC)