Aconteceu nesta sexta-feira 17, a formatura da turma do curso de Costura Industrial.

A formatura do curso de Costura Industrial em Campo Erê foi encerrado com sucesso, e muito comemorado, principalmente pelas 32 formandas.

O curso teve 60 dias de duração e foi um grande incentivo para as alunas, pois algumas, antes mesmo do curso terminar já investiram em máquinas e pretendem aumentar a renda familiar com as peças que aprenderam a fazer. Outras, já saíram do curso com emprego garantido.

Margarida Presotto e Alexandre Rocha Botelho, donos de uma empresa têxtil, com mais   de 150 filiais espalhadas pela região Sul (com a matriz instalada em Campo Erê) oportunizaram a contratação de 6 funcionários assim que o curso foi concluído e garante que a meta é aumentar ainda mais esse número.

“Se não fosse o curso, eu nem poderia abrir a fábrica aqui em Campo Erê” (Margarida).

A mensagem do vice-prefeito e dos demais colabores que conseguiram trazer esse curso para a cidade, foi de incentivo às alunas, uma vez que muitas nunca haviam mexido em uma máquina de costura e saíiram do curso com muitas peças fabricadas e pensando em fazer para vender.

Um dos coordenadores do curso – O secretário da Indústria e Comercio –  Jair Salvador – salientou que através de algumas parcerias, esse foi o primeiro curso estabelecido na cidade, e foi um sucesso! O secretário disse ainda que esse é só o primeiro curso de muitos que ainda virão.

O gestor da Indústria e Comércio, Clênio Ranzera, destacou que com esse curso foi dado o primeiro passo e que até o final do mandato atual a cidade será outra.

Ele diz: “Algumas alunas gostaram e aprenderam tanto que já compraram até as máquinas para a fabricação própria, outras que não puderam comprar, garantem que mesmo que isso não seja possível agora, pensam em continuar trabalhando com costura”.

A monitora do curso (de Guaraciaba), Celíria Dockhorn, deixou para as alunas uma mensagem otimista contando que os esforços nesse período do curso foram grandes e que todos os objetivos foram alcançados. Salientou o interesse, a dedicação e a qualidade das peças elaboradas. Aprovação total da monitora e das formandas do primeiro curso de costura industrial de Campo Erê.

Veja o que as formandas comentaram sobre o curso:

– Dulce Gauer Lopes – “Aprendi a costurar com retalhos, fui fazendo uma peça e outra e agora eu já sei fazer bastante”.

Matilde Américo da Rosa do Amaral

“Eu já tinha uma máquina em casa, mas nessas industriais eu não sabia mexer. Gostei muito do curso, aprendi bastante e mais tarde pretendo continuar fazendo mais peças para vender, porque além de aprender a gente pode ganhar um dinheirinho né? Compensa!”.

Estiveram presentes no evento:

– Vice-prefeito Hermes Giachini;

– Secretária da Assistência Social – Sra. Rozeni Formighieri ;

– Secretário da Fazenda / Industria e Comercio – Jair Salvador;

– Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais – Willian Paes Viganó;

– Vereador –  Adegir Poroniziak;

– Presidente da ACICE – Sidnei Didomênico;

– Gestor da Industria e Comercio – Clênio Ranzera.

– Monitora do curso – Celíria Dockhorn;

* O prefeito Odilson (que no dia estava em viagem)  mandou através do secretário Jair Salvador, os cumprimentos sinceros e os votos de sucesso às formandas.