Agricultores recebem sementes crioulas de milho e feijão

A entrega foi realizada na tarde desta terça-feira, 03, na Secretaria de Agricultura de Campo Erê. A iniciativa beneficia 250 agricultores do município. A distribuição das sementes foi feita a partir de uma parceria da administração municipal com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA). A solenidade contou com a participação da primeira dama Ivani Borcioni representando o prefeito Rudimar Borcioni, do secretário de agricultora Étore Bortese, do coordenador da agricultura familiar Airton Correia de Mello e dos coordenadores do MPA Giovano Dal Bello e Isair Magri.

Em uma ação conjunta, a prefeitura forneceu local para armazenagem dos grãos além do transporte para a entrega e o Movimento é responsável pelos encaminhamentos para cadastro dos produtores e prestação de contas ao MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. As sementes de milho e feijão foram entregues gratuitamente para todos os agricultores que fizeram o pedido previamente.

Foram distribuídas 10 toneladas de sementes crioulas de milho e cinco toneladas de feijão. Os agricultores também participaram de um Seminário das Sementes Crioulas e variedades recebendo orientações para a semeadura e cuidado das plantas. Os interessados poderão receber os técnicos agrícolas do MPA nas propriedades para acompanhamento do desenvolvimento da lavoura de milho e de feijão.

A medida prevê o incentivo a agricultura familiar refletindo significativamente nos resultados do plantio de grãos ou na atividade leiteira por meio do uso do milho na produção de silagem. Desta forma é possível garantir que mais renda seja agregada à rentabilidade de cada família trazendo mais qualidade de vida aos trabalhadores da agricultura familiar.