O tabagismo é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento das principais doenças crônicas não transmissíveis, as DCNT: cânceres, doenças cardiovasculares e doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras. Das quase 6 milhões de pessoas que o cigarro mata por ano, 900 mil são não fumantes. Essas pessoas são vítimas de fumo passivo e, se o consumo do cigarro não mudar estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030.
No período de consumo deste produto são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina ( responsável pela dependência química), monóxido de carbono ( o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 50 substâncias pré-cancerígenas.
O Hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental.
Por isso, a conscientização dos malefícios que o cigarro pode causar é muito importante.
Para ajudar o fumante, a informação de que o Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito, através do programa Cessação de Fumar, para quem quer parar de fumar também deve ser disseminada. Atualmente está sendo realizado este programa em nosso município, com um atendimento individualizado e acompanhado por uma equipe multiprofissional.
Para aquelas pessoas que tiverem interesse em participar do programa podem estarem procurando as Unidades.
Esses dados são do https://portalarquivos.saude.gov.br