Pesquisadores fazem escavações nos “muros de Campo Erê” em busca de vestígios sobre povos antigos
Uma pesquisa arqueológica está acontecendo em Campo Erê. Pesquisadores do Centro de Memorias do Oeste de Santa Catarina – CEOM e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Conicet, instituição argentina, iniciaram escavações no local conhecido como “muros de Campo Erê”, em busca de vestígios que possam indicar a passagem de povos antigos pela região.
A pesquisa arqueológica está sendo realizada pelos pesquisadores Miriam Carbonera e Daniel Loponte. A quase uma semana os arqueólogos iniciaram o trabalho no local onde não havia sofrido interferências, já que vários pontos haviam sido comprometidos por escavação por parte de pessoas que buscavam por algum valor que pudesse estar enterrado naquele local.
Conforme os pesquisadores, pelo que se pode observar até o momento, o local serviu de passagem desses povos e pelas informações que se tem até agora, são vestígios de carvão e cinza, que se pode levar a acreditar que houve passagens de humanos.
Todo o material recolhido é catalogado e após o termino dos trabalhos, parte dele será enviado para os Estados Unidos, onde poderão ser aferidos o período em que esse achado foi deixado no local.
Todo o trabalho tem sido acompanhado e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Erê, já que o estudo é parte importante da história do município.
Assessoria de Imprensa